Sem o certificado ConduApp, motoristas estão sujeitos a multas elevadas e até à desativação de suas contas nos aplicativos de transporte. Além disso, a falta de regularização pode prejudicar a reputação, afastando passageiros que buscam segurança e confiança. O ConduApp é mais do que uma obrigação legal; é um investimento no futuro profissional, garantindo credibilidade e proteção para o condutor e seus clientes
No dia 28 de setembro, a DTP de São Paulo soltou a portaria 224 que estabelece os procedimentos que as OTTCs (os aplicativos) deverão fazer para emitir o CONDUAPP dos motoristas de aplicativos.
A Portaria 224 da DTP estabelece que o curso poderá ser realizado em qualquer CFC, empresas credenciadas ou pelos próprios aplicativos. Esse curso deve ter carga horária de 16 horas, podendo ser totalmente presencial ou 4 horas presenciais + 12 horas online.
O motorista já deverá estar regularizado a partir 08 de abril 2019.
Basicamente tudo é feito e processado pelo aplicativo, desde o recebimento dos documentos (CNH com EAR, análise de antecedentes criminais e certificado do curso), a passagem das informações para o DTP, o recebimento do CONDUAPP e a entrega para o motorista.