Programa do Curso direção defensiva​: Tipos de Colisão

8 de setembro de 2023

Tipos de Colisão

Colisão com veículo da frente​

É um acidente frequente e  pode causar grandes prejuízos. 

Ocorre normalmente, por que o veículo da frente freia bruscamente e o que vem de trás não consegue parar a tempo.

Evite:​

  • Trafegar em velocidade compatível.
  • Avaliar todas condições adversas.
  • Manter a distância de segurança do carro da frente.
  • Tentar perceber o que se passa nas laterais e além do carro que segue.
  • Estar prevenido contra parada bruscas do carro da frente.

Colisão com veículo de trás​

Ocorre em fração de segundos. Ao frear bruscamente o tempo de reação e a distância de frenagem muitas vezes não são eficientes para evitar a batida, pois, na maioria das vezes o carro está colado ao veículo da frente e o motorista está com pressa, distraído, falando ao celular ou mesmo discutindo com alguém.

Evite:​

  • Distrações enquanto dirige.
  • Quando alguém “colar” atrás do veículo, não tentar fugir dele acelerando.
  • Tire o pé do acelerador e apoie no freio para alertá-lo.
  • Se ele continuar colado, diminui a velocidade, sinalize e facilite a ultrapassagem.
  • Guardar distância do veículo da frente, para ter espaço para manobras.
  • Seja previsível, sinalize e antecipe suas intenções.
  • Evite frenar bruscamente, essa manobra pode surpreendê-lo.
  • As luzes de freio devem estar limpas e em perfeito funcionamento.

Colisões com Veículos em Sentido Contrário​

Esta é a mais perigosa das colisões, pois deve ser levado em conta a velocidade dos dois veículos,  que causa um impacto maior e ferimentos mais graves. As principais situações são:

–  Ultrapassagem perigosa; obstáculos na via; manobras para entrar à esquerda; manobras na pista; distração; sono; álcool; falta de perícia nas curvas; desnível da via; pista escorregadia; etc. 

Evite:​

  • Fazer ultrapassagens mal feitas.
  • Falta de perícia para fazer curvas.
  • Falta de habilidade para sair de situações críticas.
  • Reações inadequadas frente a condições adversas.
  • Conversões mal realizadas, principalmente à esquerda

Colisão na ultrapassagem​

Responsável por  uma porcentagem significativa dos acidentes. A pressa e a imprudência de alguns motoristas são os principais fatores contribuintes para as mortes provocadas por esse tipo de colisão. 

  • Se tiver alguém iniciando uma manobra para ultrapassar, facilitar e aguardar outro momento.
  • Se todas as condições forem favoráveis, incluindo potência suficiente para realizar a manobra, sinalizar e ultrapassar.
  • Como alerta, utilizar sinal de luz ou 2 breves toques na buzina.
  • Para retornar à faixa, conferir pelo retrovisor da direita, sinalizar e entrar, procurando não obstruir a via.
  • Jamais ultrapassar em curvas, túneis, viadutos, aclives, lombadas, cruzamentos e outros pontos que não ofereçam segurança.
  • Ultrapassar somente em locais onde isso seja permitido, em plenas condições de segurança e visibilidade.
  • Ultrapassar somente pela esquerda.
  • Antes de ultrapassar, não “colar” no veículo da frente para não perder o ângulo de visão.
  • Certificar-se de que há espaço suficiente para executar a manobra.
  • Conferir, pelos retrovisores, a situação do tráfego atrás do veículo.
  • Verificar os pontos cegos do veículo.

Colisões em Curvas​

Nas curvas a ultrapassagem tornar se uma manobra de alto risco, pois, é praticamente impossível prever a vinda de veículos contrários pela falta de visibilidade aumentando as chances de colisões sem o devido tempo de reação.

Como evitar:​

Adote velocidade compatível com a curva antes de entrar nela.

Acelere suavemente ao realizar a manobra, a tração compensa à ação da força centrífuga.

Evite frear dentro da curva, essa manobra pode desequilibrar o veículo.

Reduza a velocidade antes da curva, calcule o ângulo da curva e a sua velocidade, quanto mais fechada a curva menor deverá ser a sua velocidade.

Nas curvas, mantenha na sua faixa de direção

Nunca ultrapasse nas curvas.

Colisão em Cruzamento​

Como evitar:​

Obedecer a sinalização e, na dúvida. parar.

Conhecer e respeitar o direito de preferência.

Aproximar-se com cuidado, mesmo tendo a preferência.

Cuidar dos procedimentos de convergência, principalmente à esquerda.

Não ultrapassar na zona dos cruzamentos.

Colisões com Pedestre​

Como evitar:​

  • Tomar cuidado especial com crianças, idosos, embriagados e deficientes físicos;
  • Na proximidade de pedestres, reduzir a velocidade e redobrar a atenção.
  • Lembre-se de que a maioria dos pedestres desconhecem as regras de circulação de trânsito.

Colisões com Motociclistas e Ciclistas​

Como evitar:​

Manter uma distância lateral e frontal segura.

Tomar cuidado em conversões, pois os motociclistas costumam transitar nos “pontos cegos”.

Observar pelos retrovisores antes de abrir a porta do após parar lateralmente a faixa de rolamento

Colisão com animais​

Como evitar:​

  • Reduzir a velocidade assim que avistar o animal.
  • Evitar buzinar, para não assustá-lo.
  • Ficar atentos ao passar por fazendas ou locais abertos, principalmente à noite.
  • Nunca passar na frente do animal que cruza a pista.

Colisão em marcha ré​

Como evitar:​

  • Antes de manobrar, verificar se há espaço para a manobra e se não há obstáculos
  • Se necessário, peça auxilio a outra pessoa.
  • Não entrar de ré em esquinas ou lugares de pouca visibilidade.
  • Evitar sair de ré de garagens e estacionamentos.
  • Cuidado com animais e crianças 

Tempo e Distância​

Distância de Reação: É a distância percorrida pelo veículo até que motorista tome uma atitude

Distância de Frenagem : É aquela que o veículo percorre depois de acionar o freio até a parada total

Previna acidentes​

Distância de Seguimento​

É a distância em movimento entre o seu veículo  e o que vai imediatamente à sua frente.

A fórmula de calcular essa distância é muito fácil, é a regra  dos  “dois” segundos.

Observe  o  veículo  à  sua  frente e marque um ponto fixo,  como  uma  placa de sinalização, um poste, uma árvore etc….    Quando  o  veículo  passar  pelo  ponto  fixo, comece a contar: oitenta e um, oitenta e dois.

Programa do Curso direção defensiva​